A avaliação imobiliária define de maneira técnica o valor estimado de mercado de um imóvel, seja ele urbano, rural, ou industrial.
As avaliações de imóveis são executadas por profissionais do ramo imobiliário, titulados como - avaliadores ou peritos imobiliários.
Com a avaliação se obtém uma noção clara e isenta do que realmente valem os bens.
A avaliação imobiliária requer técnicas e habilidades específicas, sendo o corretor de imóvel um dos profissionais mais indicados para estipular o valor de mercado de um imóvel.
A avaliação é feita dentro de procedimentos técnicos e normativos, para a determinação das análises de valor.
Qual o objetivo da Avaliação de Imóveis?
É a determinação técnica do valor de um imóvel, empregada em uma variedade de situações, dentro e fora do âmbito judicial, tais como, inventários, dissolução de sociedade, operações de compra e venda, aluguel, cobrança de tributos, seguros, hipotecas, estudos de dinâmica imobiliária e outros.
Fatores que influenciam o mercado imobiliário:
Fator de oferta
Tem o objetivo de ajustar os preços de oferta dos imóveis conforme estiver no mercado.
Fator de localização
Destinado a compatibilizar as diferenças de melhor ou pior posição dos imóveis da amostra relativamente ao endereço do imóvel objeto da avaliação.
Fator de topografia
Tratando-se de localização com topografia acidentada, pode sofrer decréscimo no valor em relação ao terreno plano situado ao lado. Idem se for passível de alagamento e o outro não.
Fator de frente x fundos
Se o formato não for usual, pode sofrer depreciação, sempre incidindo sobre parte de área não retangular do imóvel, ou ainda, na parte mais profunda se este for muito comprido. Testadas em esquina têm acréscimo em relação ao lote comum, assim como terrenos de pouca profundidade e com frente maior do que a usual encontrada no local.
Fator padrão construtivo
Destinado a adequar as diferenças de nível construtivo dos imóveis da amostra ao padrão inerente ao imóvel avaliando.
Fator idade / conservação
Destinado a adequar as diferenças entre imóveis mais velhos ou mais novos ou, ainda, se está melhor conservado ou com problemas que necessitem de reformas importantes.